O Bairro

O Recreio dos Bandeirantes está localizado na zona oeste da cidade do Rio de Janeiro e pertence à XXIV Região Administrativa da Barra da Tijuca, bem como os bairros: Barra da Tijuca, Camorim, Grumari, Itanhangá, Joá, Vargem Grande  e Vargem Pequena. Entre os bairros vizinhos podemos citar a Barra da Tijuca, Vargem Grande, Vargem Pequena e Grumari.

Foi apenas em 1981 que a denominação, delimitação e codificação do bairro foram estabelecidas por meio do Decreto Nº 3158, de 23 de julho de 1981 e alterações feitas por meio do  Decreto Nº 5280 de 23 de agosto de 1985.  A dificuldade e a demora no crescimento do Recreio dos Bandeirantes podem ser apontadas por três fatores que surgiram ainda na época colonial:
  •  A concentração de grandes extensões de terra em poder de poucos proprietários (toda essa região pertenceu ao então governador do Rio, Salvador Correia de Sá que depois presenteou seus familiares sob a forma de sesmarias);
  •  A dificuldade no acesso a outros pontos da cidade ( a Av. Niemeyer, por exemplo, foi inaugurada apenas em 1916, embora a obra tenha começado em 1891 com o objetivo -  não alcançado - de ligar Botafogo a Angra dos Reis);
  •  E ainda, por estar localizado em área praiana entre areais, lagoas e alagadiços,  suas principais atividades eram a pesca e o lazer. O solo não era propício para a plantação, nem tampouco para a criação de gado.
 [Fontes: Armazém de Dados da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e Site da Prefetura do RJ ] 


Sua maior riqueza – se assim podemos dizer – fica por conta da paisagem, já que por aqui não há marco histórico. Um paraíso cercado por vistas espetaculares como: a Pedra do Pontal, a Pedra da Macumba, o Morro do Rangel, a subida da Prainha, o Mirante do Caeté (foto ao lado), os Parques Marapendi e Chico Mendes, entre outros. Verdadeiros cenários de produções da TV.

Porém, na contramão de toda essa beleza está a degradação do meio ambiente. A falta de saneamento básico é apontada como o maior problema do Recreio dos Bandeirantes. Mas, há de se lembrar, que no mês de março (2010) foi inaugurada a estação de tratamento de esgotos desse bairro que vem crescendo de forma desordenada, por conta da especulação imobiliária e da negligência de certas autoridades. Contudo, ainda há muita coisa a fazer no que  diz respeito ao saneamento, entre outras.  Outro fator negativo é o transporte público, extremamente precário. Alíás, o sistema de transporte público da cidade sofre do mesmo problema.

Muitos bares e restaurantes, alguns shoppings com cinemas e teatros, pouquíssimos centros culturais e a distância do Centro da cidade ainda fazem com que o local seja bastante propício ao lazer e à pratica de esportes. Mas, também serve de refúgio para aqueles que querem viver longe da agitação da cidade. Embora os índices de criminalidade  tenham aumentado,  o Recreio ainda é um local bastante tranquilo comparando-se a outros pontos da cidade. Recentemente, o bairro ganhou a 42ª. Delegacia Legal, localizada na Avenida Teotônio Vilela s/nº (tel. 2332-8039 / 2332-9967).

--------------------------------------------------------------

Para finalizarmos gostaríamos de ressaltar nossa indignação pelo cenário de vandalismo:  Pichações nas Pedras aumentam a cada diapedras de granito das muretas e fradinhos retirados e uma quantidade enorme de motos, até mesmo de carros que insistem em transitar pela ciclovia. Até quando? 


Cadê os orelhões da Orla? Sumiram?


Parque Municipal Ecológico Marapendi
Av. Alfredo Baltazar da Silveira s/n - Recreio dos Bandeirantes - Tel: (21) 2497-7088


Quer ler mais sobre o bairro?
Clique aqui