27 de outubro de 2009

O Recreio dos Bandeirantes

É notório que a cidade do Rio de Janeiro está no ranking das mais lindas cidades do mundo. Mesmo com todos os problemas, como a "violência", por exemplo, que aliás, não é exclusividade sua, a cidade é maravilhosa!
"Do Leme ao Pontal, não há nada igual", como diz a letra da música de Tim Maia.
Embora a Praia de Copacabana seja considerada "a princesinha do mar", as Praias do Recreio dos Bandeirantes - cá pra nós - são muito mais bonitas. Localizado na zona oeste da cidade do Rio de Janeiro, o bairro ainda é um dos lugares mais tranquilos para morar.

Um pouco sobre o histórico do bairro

"Originalmente era um grande areal, nas restingas em frente ao Pontal de Sernambetiba. As terras pertenciam ao Banco de Crédito Móvel, que as loteou em duas glebas. Joseph Weslley Finch comprou, nos anos 1920, umas das glebas e costumava promover visitas de fim de semana para interessados na compra de seus lotes. Muitos paulistas adquiriam terrenos à beira-mar, e construíram casas de veraneio. Por essa razão, a “gleba Finch” passou a ser conhecida como Recreio dos Bandeirantes e foi registrada como Jardim Recreio dos Bandeirantes. Mais tarde, todo o bairro passou a ter o mesmo nome. Lá estão as praias do Recreio, do Pontal e da Macumba; a Lagoinha; o Morro do Rangel e as Pedras de Itapuã* e do Pontal.
Seu primeiro acesso era feito pela Estrada do Pontal. Depois foi aberto um caminho de terra, ao longo da extensa praia, que foi asfaltado no final da década de 1950, com a denominação de Avenida Litorânea, atual Avenida Sernambetiba**. No início dos anos 70, foi implantada a Estrada Rio-Santos que cruzava a baixada de ponta a ponta. Mais tarde, essa estrada foi duplicada e se transformou na avenida das Américas" [...]

=>Fonte:
http://portalgeo.rio.rj.gov.br/armazenzinho/web/BairrosCariocas/main_bairro.asp?area=132#

* A Pedra de Itapuã (ou Tapuan) atualmente é conhecida como Pedra da Macumba.
** Atualmente é chamada de Avenida Lúcio Costa.

2 comentários:

  1. Hola, realmente Rio es fantástica y maravillosa. Nada puede apagar su esplendor. Cuídenla mucho...Un fuerte abrazo argentino desde Paraguay...

    ResponderExcluir